CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Administração 23/02/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Concurso Público
#Saúde 18/04/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Unidade Móvel Saúde Mulher do SESC realiza atendimentos de saúde da mulher na Praça da Matriz, em Icatu

A Prefeitura de Icatu, por meio da secretaria de Saúde, receberá a Unidade Móvel Saúde Mulher, programa do Serviço Social do Comércio (Sesc), entre os dias 18 de abril e 03 de junho, na Praça da Matriz. A população icatuense poderá realizar exames de mamografia e preventivos gratuitos mediante cadastro prévio nas Unidades Básicas de Saúde. A previsão é de mais de 2.000 exames a serem realizados.

"É muito importante que as mulheres icatuenses estejam realizando exames periódicos, e essa é mais uma oportunidade para isso. Vamos oferecer todo o suporte para a Unidade Móvel Saúde Mulher para que todas as mulheres interessadas tenham o atendimento buscado", explicou o prefeito de Icatu, Walace Azevedo.

"Estou muito feliz por estarmos recebendo pela 1ª vez a Unidade Móvel aqui em nosso município. É um marco poder celebrarmos esta parceria entre o SESC e a Prefeitura. Certamente teremos um impacto positivo na saúde preventiva das nossas mulheres icatuenses", disse o secretário de Saúde, Zózimo Netto.

Mulheres acima dos 50 anos podem realizar a mamografia sem encaminhamento médico, já as mulheres acima dos 40 anos precisam do encaminhamento. Podem fazer o preventivo quem tem mais de 20 anos. Informações adicionais podem ser obtidas na própria UBS ou na Carreta Sesc.

Estiveram presentes, na solenidade de início das atividades, o presidente e o vice-presidente da Federação do Comércio do Estado do Maranhão (Fecomércio - MA), Maurício Aragão Feijó e Antônio Freitas, e o diretor de planejamento do SESC, José Ribamar Cunha Oliveira.

#Cultura 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura de Icatu promove maior carnaval da região do Munim e recebe mais de 10 mil foliões durante 4 dias de programa

Prefeitura de Icatu promove maior carnaval da região do Munim e recebe mais de 10 mil foliões durante 4 dias de programação

A cidade de Icatu recebeu, durante o feriado de Carnaval (18 a 21 de fevereiro), mais de 10 mil foliões que aproveitaram uma programação com shows de cantores e bandas regionais e também desfiles de blocos tradicionais e escolas de samba. Essa foi uma realização da Prefeitura de Icatu, por meio da Secretaria de Cultura. Esse evento contou com a parceria do Governo do Estado e do Deputado Ricardo Rios.

A programação foi concentrada na Praça da Matriz. "Esse foi um período de festa e muita movimentação econômica em Icatu. Recebemos milhares de pessoas, o que é muito importante para a economia local. Vamos continuar investindo na cultura e turismo da cidade", disse o prefeito Walace Azevedo.

Neste ano, foi retomada a tradição cultural da eleição do rei momo e da rainha também, em um evento que elegeu Dalton e Patrícia Silva para serem a realeza do período carnavalesco.

O Carnaval de Icatu contou com o 1º Bailinho Infantil, na segunda-feira (20), com um concurso para escolher um príncipe e uma princesa do Bailinho, uma banda com marchinhas e distribuição de pipoca e algodão doce para a criançada. No mesmo dia, foi a vez do Baile da Melhor Idade levar diversão aos idosos, contando com banda com marchinhas, sorteio de brindes e a eleição do rei e rainha do baile.

Entre os dias 18 e 21, a cidade recebeu 17 atrações ao longo de 4 dias de programação. Fizeram parte do Carnaval de Icatu: Escola de Samba de Itatuaba, Escola de Samba de Ruyvaz e Escola de Samba de Santa Rosa, além dos cantores e bandas Nayara Tallinys, Dressah, Magno Roberto, Eva e Banda, Milena Diniz, Gil Lemos, Kika Bitencourt, Vanessa Furacão, Elilma Vasconcelos, Iara Costa, DJ Handyson, Grupo Filhos da Terra, Banda Clima Dez e Karlos Rakan.

O encerramento do período festivo se deu com o Lava-Pratos em Itatuaba, realizado com o apoio da Prefeitura, que reuniu centenas de pessoas com apresentações e brincadeiras na zona rural.

"A sensação é de dever cumprido. Foram quatro dias de muita festa e diversão, uma programação extensa, valorizando os nossos artistas locais e trazendo novos do Maranhão inteiro. Fortalecendo a nossa cultura e promovendo renda aos nossos comerciantes locais", finalizou a secretária de Cultura, Paula Matos.

#Cultura 17/01/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Programação de Natal de Icatu reuniu centenas de pessoas para Cantata Natalina e espetáculo de Vídeo Mapping

Programação de Natal de Icatu reuniu centenas de pessoas para Cantata Natalina e espetáculo de Vídeo Mapping

A Prefeitura de Icatu realizou uma programação especial de natal neste ano de 2022: nos dias 28 e 29, os icatuenses se encantaram com a tradicional apresentação da Cantata Natalina e um show de luzes com o espetáculo de Video Mapping.

"O Natal é um período de fé, alegria e esperança para todos nós. Ficamos muito felizes que a população conseguiu aproveitar com suas famílias e amigos", disse o prefeito Walace Azevedo.

Fizeram parte da programação a banda da Escola Municipal de Música Sementes de Icatu, o Coral Pequenos Brilhantes, o Coral da Escola Municipal Professor Francisco Castro, do povoado Bom Gosto, o Coral da Escola Municipal Santa Luzia, do povoado Jurupari e o Coral Brilho da Terra da Escola Municipal Benedito Leite, do povoado Santa Isabel.

A Escola Municipal de Música Sementes de Icatu é um destaque da atual gestão e tem recebido muito investimento para dar oportunidade aos talentos da cidade. Neste ano, a apresentação contou com músicas tradicionais do natal ensaiadas ao longo dos últimos meses para essa apresentação.

"A Escola de Música Sementes de Icatu iniciou suas atividades há 5 meses, e vem se apresentando constantemente em diversos eventos do município de Icatu e em localidades vizinhas, e nas festas de fim de ano não foi diferente. Fizemos um espetáculo da banda com seus mais de 40 alunos, tocando diversas músicas natalinas juntamente com o ballet do seu corpo coreográfico", explicou Ana Paula Matos, secretária de Cultura de Icatu.

Essa foi uma ação realizada em parceria com o Governo do Estado, por meio da indicação do Deputado Estadual Ricardo Rios.

#Administração 24/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Prefeito Walace Azevedo anuncia programação de comemoração aos 408 anos de Icatu nos dias 25 e 26

Prefeito Walace Azevedo anuncia programação de comemoração aos 408 anos de Icatu nos dias 25 e 26

No dia 26 de outubro, a cidade de Icatu completa 408 anos. Para comemorar junto à população, o prefeito Walace Azevedo anunciou uma grande programação que inclui atividades esportivas, religiosas e culturais. A comemoração oficial será nos dias 25 e 26, na Praça da Matriz.

"É com muito orgulho que anunciamos essa programação cheia de valorização na nossa gente, os icatuenses. Incluímos atividades para todos os públicos com o objetivo de mostrar o quão diversos nós somos. Parabéns, Icatu, pelos seus 408 anos", disse o prefeito Walace Azevedo.

A programação será iniciada às 7h desta terça-feira (25), na Praça da Matriz, com a corrida de pedestres (7h30), seguindo com uma corrida de bicicletas (8h), torneio de futsal (9h), vôlei (9h), futebol areninha (10h) e torneio de dominó (11h).

Já na parte da tarde, vamos comemorar o 1º ano da Sala do Empreendedor (15h30), 11 anos da Academia de Letras, Ciências e Artes - Ailca (16h30), teremos aulão de zumba (17h), seguindo com culto em ação de graças (19h) e um show evangélico com a banda Marcados (20h30).

Na quarta-feira (26), a programação começa com a alvorada festiva (5h), cortejo com a banda Sementes de Icatu (6h), missa em ação de graças (9h), inauguração de obras (10h30) e encerrando a manhã, a radiola Dancin Days (11h).

A animação continua com um desfile cívico de escolas da rede municipal (16h), e, às 19h, começam os shows culturais com a presença de Filhos da Terra, Tribo de Jah, Karllos Rakan, Forró Sacode e o DJ Handyson Jhones.

Veja a programação completa:

Dia 25

7h - Abertura

7h30 - Corrida de pedestre

8h - Circuito Bike

9h - Torneio de futsal

9h - Torneio de Vôlei

10h - Torneio de futebol areninha

11h - Torneio de dominó

15h30 - 1º ano da Sala do Empreendedor

16h - 11 anos da Academia de Letras, Ciências e Artes - Ailca

17h - Aulão de zumba

19h - Culto em ação de graças

20h30 - Show evangélico com a banda Marcados.

Dia 26

5h - Alvorada Festiva

6h - Cortejo - Banda Sementes de Icatu

9h - Missa em ação de graças

10h30 - Inauguração de Obras

Obra de reforma da Quadra Poliesportiva - Povoado Crissanto

Obra de revitalização da Praça João Caburé - Baiacui

Obra de revitalização da Praça Lurdinha Azevedo - Mutirão

11h - Radiola Dancin Days (11h).

16h - Desfile Cívico

17h30 - Parabéns Icatu

20h - Shows culturais - Filhos da Terra, Tribo de Jah, Karllos Rakan, Forró Sacode e DJ Handyson Jhones.

#Obra 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, HABITAÇÃO E TRÂNSITO Prefeitura inaugura Escola Municipal, Terminal Hidroviário e Unidade Básica de Saúde em Icatu

Prefeitura inaugura Escola Municipal, Terminal Hidroviário e Unidade Básica de Saúde em Icatu

Em mais uma ação visando o desenvolvimento de Icatu, o prefeito Walace Azevedo inaugurou o Terminal Hidroviário e a Unidade Básica de Saúde Justino Bonifácio da Silva em Jussatuba e a Escola Municipal Jerônimo de Albuquerque no povoado Ribeira. Esse é um trabalho contínuo que está sendo realizado pela Prefeitura de Icatu.

A Escola Municipal Jerônimo de Albuquerque, no povoado Ribeira, contou com reforma e ampliação, contribuindo para o conforto dos jovens icatuenses que vão utilizar o espaço.

Já o Terminal Hidroviário vai trazer ainda mais segurança aos pescadores, além de incentivar o turismo e desenvolver a economia local.

A Unidade Básica de Saúde Justino Bonifácio da Silva foi totalmente reformada para atender com mais conforto os pacientes do povoado e de regiões vizinhas.

"Estamos buscando sempre as ações que vão impactar positivamente na vida dos icatueses. O nosso trabalho não vai parar, ainda neste mês vamos inaugurar mais obras preparadas para a nossa cidade", afirmou o prefeito Walace Azevedo.

#Esporte 29/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO Temporada do 20º Campeonato Municipal de Futebol de Icatu é iniciada com vitória do time Estrela.

Temporada do 20º Campeonato Municipal de Futebol de Icatu é iniciada com vitória do time Estrela.

A Prefeitura deu início ao 20º Campeonato Municipal de Futebol de Icatu, um campeonato criado em 1986, que retorna com novas edições na gestão do prefeito Walace Azevedo neste ano de 2022. A temporada começou neste sábado (13) e ocorrerá até o dia 31 de dezembro.

Ao todo, participarão 20 agremiações da sede e zona rural que irão disputar a vitória do campeonato. A primeira partida ocorreu no no Estádio Arnaldo Melo com o confronto entre Esperança e Estrela, com a vitória do time Estrela com o placar de 4x0.

Em sua vigésima edição, a primeira fase do 20º Campeonato Municipal de Futebol de Icatu ocorreu no Estádio Arnaldo Melo, que passou por uma obra de reforma e manutenção realizada pela Prefeitura para que estivesse em boas condições de receber o campeonato e a comunidade.

Estiveram presentes no lançamento do Campeonato o Deputado Estadual Ricardo Rios e o Secretário de Estado do Turismo, Paulo Matos.

#MeioAmbiente 10/08/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO Prefeitura encerrou atividades do Lixão Municipal de Icatu neste sábado (6)

Prefeitura encerrou atividades do Lixão Municipal de Icatu neste sábado (6)

Com o objetivo de contribuir para o meio ambiente e a saúde pública dos icatuenses, a Prefeitura de Icatu encerrou o funcionamento do Lixão Municipal de Icatu nesse sábado (6).

Esta ação foi uma realização da Prefeitura de Icatu, em parceria com a Agência Executiva Metropolitana (Agem).

"O lixão sempre representou perigo à população, então decidimos encerrar as atividades dele. Vamos iniciar a realocação dos resíduos sólidos para a Central de Gerenciamento Ambiental - Titara, da cidade de Rosário. Estamos trabalhando sempre em prol do melhor para os icatuenses", explicou o prefeito de Icatu.

Essa ação contribuirá para Icatu atuar de acordo com a Lei Nacional de Resíduos Sólidos e destaca o compromisso da gestão com o meio ambiente.

#Mulher 19/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER, JUVENTUDE,ADOLESCENCIA E INFÂNCIA Carreta da Mulher Maranhense atendeu centenas de icatueses com serviços de saúde gratuitos em Icatu

Carreta da Mulher Maranhense atendeu centenas de icatueses com serviços de saúde gratuitos em Icatu

As icatuenses receberam atendimentos de diversos serviços de saúde gratuitos com a Carreta da Mulher durante a quinta-feira (14) e a sexta-feira (15). A carreta ficou localizada na praça Matriz e funciona das 8h às 17h.

"É muito importante receber esse tipo de serviço como meio de prevenção e diagnóstico para as mulheres da nossa cidade. Foram mais de 500 atendimentos durante os dois dias de ação", apontou o prefeito de Icatu, Walace Azevedo.

Esse é um programa do Governo do Maranhão que foi realizado em parceria com a Prefeitura de Icatu, por meio da Secretaria da Mulher.

Serviços

Os atendimentos e ações realizados na Carreta foram: oftalmologista, mamografia, preventivos, testes de Glicemia, vacinação, ginecologia, nutricionista, aferição de pressão, testes rápidos (HIV, Sífilis e Covid), odontomóvel, atendimento com psicóloga, palestra sobre violência contra a mulher, aulão de zumba, na quarta-feira (13) e quinta-feira (14), às 17h.

Para serem atendidas, as mulheres precisaram levar RG, CPF, Cartão do SUS, Carteirinha de Vacinação e Comprovante de Residência.

"A Carreta da Mulher Maranhense é um importante instrumento de apoio à saúde preventiva das mulheres. Os atendimentos foram realizados através de exames de mamografia, exames preventivos, testes rápidos, tudo isso muito importante na perspectiva da prevenção da saúde", explicou Célia Salazar, secretária de Estado da Mulher.

#Cultura 11/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA Prefeitura inaugura ruas com pavimentação asfáltica durante encerramento da Caravana Mais Turismo

Prefeitura inaugura ruas com pavimentação asfáltica durante encerramento da Caravana Mais Turismo

A Prefeitura de Icatu, por meio da Secretaria de Obras, finalizou as obras de recapeamento asfáltico em 10 ruas da sede da cidade. O trabalho foi entregue neste sábado (9) durante o encerramento da Caravana Mais Turismo, realizada em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA).

Durante a solenidade, o prefeito Walace Azevedo destacou o trabalho que tem sido realizado em prol da cidade. "Os moradores e visitantes de Icatu já podem trafegar por ainda mais ruas da cidade com pavimentação. Fico muito feliz em ver que os moradores podem ver, agora, suas ruas transformadas. Estamos dando dignidade aos moradores de Icatu", afirma o prefeito.

Foram inauguradas, no sábado (9), as ruas Lourival Diniz, Barão do Rio Branco, Duque de Caxias, Cel. Brício de Araújo, Hilário Ribeiro, rua do Campo, Fonte de Ló, Adalberto Lima e Cel. Cortes Maciel.

Caravana Mais Turismo

Este programa do Governo do Estado que contou com a parceria da Prefeitura de Icatu e ofereceu aos icatuenses cursos de qualificação profissional, oficinas, e contou também com a realização do Ceprama Itinerante e de apresentações culturais. A Caravana ocorreu na sexta-feira (8) e no sábado (9).

Também fizeram parte da programação eventos de turismo inclusivo, exposição de artesanato e um movimento de diversidade e arte.

#Obra 04/07/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, HABITAÇÃO E TRÂNSITO Prefeitura inicia recapeamento asfáltico em ruas da sede de Icatu

Prefeitura inicia recapeamento asfáltico em ruas da sede de Icatu

A Prefeitura de Icatu, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Sinfra), iniciou o recapeamento asfáltico na sede de Icatu nesta sexta-feira (17). As obras foram iniciadas nas ruas Lourival Diniz e na rua Barão do Rio Branco. Ao todo, serão mais de 3 km recapeados.

O prefeito Walace Azevedo explicou que as obras de recapeamento têm como objetivo recuperar e conservar a malha viária do município, o que proporciona à população melhores condições de trafegabilidade e segurança. "Estamos investindo na infraestrutura e fazendo obras por toda Icatu, isso gera cada vez mais emprego e movimentação na economia local", disse o gestor.

Além das ruas Lourival Diniz e Barão do Rio Branco, fazem parte do cronograma de trabalho as ruas Duque de Caxias, Cel. Brício de Araújo, Hilário Ribeiro, rua do Campo, rua da Fonte de Ló, rua Adalberto Lima e a rua do contorno do Mercado Municipal.

#Cultura 27/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA São João de Tradições de Icatu

São João de Tradições de Icatu reúne centenas de pessoas no Parque Folclórico Basíca Azevedo

A Prefeitura de Icatu, por meio da Secretaria de Cultura, deu início ao festejo junino oficial da cidade na noite desta quinta-feira (23), com apresentações de grupos de Bumba Meu Boi, shows, quadrilhas e danças do boiadeiro e portuguesa. O evento ocorre no Parque Folclórico Basíca Azevedo de 23 a 29 de junho.

"Esse é um momento de gratidão a Deus por podermos estar reunidos aqui para fazer essa festa de São João. Vamos valorizar cada vez mais a nossa cultura e movimentar a economia da nossa cidade por meio da cultura", disse o prefeito de Icatu, Walace Azevedo.

A noite de festa foi iniciada com a apresentação e batizado do Boi de Axixá, que animou o público com toadas do sotaque de orquestra como "Bela Mocidade", "Cultura Maranhense" e "Linda Garota". Também fizeram parte da programação o grupo Cacuriá Fogo na Saia, dança portuguesa Encanto de Lisboa e a dança do boiadeiro Cavalo Dourado.

Em seguida, foi a vez do Boi Brilho de São João, Viveiro de Ouro da Vila Palmeira - Icatu fazer a festa. O encerramento da noite ficou por conta do cantor Lukas Seabra, cantando músicas temáticas sobre o São João.

Programação

As atrações do São João de Tradições de Icatu são formadas por grupos locais da região do Munim e região metropolitana de São Luís. Saiba mais no site oficial da Prefeitura (www.icatu.ma.gov.br) e nas redes sociais Facebook e Instagram (@prefeituraicatu).

Sexta-feira (24/06) - 20h30

Tambor de Crioula Brilho de São Benedito Povoado Jacarei dos Pretos

Dança Portuguesa Estrela Portugalense

Quadrilha da Zumba - Morros

Boi de Presidente Juscelino

Dança Portuguesa Príncipe do Trono de Portugal - Humberto de Campos

Grupo Filhos da Terra

Boi de Matraca de Itatuaba

Sábado (25/06) - 20h30

Dança Country Adrenalina do Rodeio - Povoado Salgado

Carimbó da Amizade - Povoado Salgado

Boi Brilho de Guaxenduba - Povoado Santa Maria

Boi Mocidade Axixaense

Quadrilha Flor de São Miguel

Dança Portuguesa Rainha de Portugal - Morros

Boi União do Povo - Povoado Boa Vista dos Monroe

Domingo (26/06) - 20h30

Capoeira Guerreiros de Guaxenduba - Povoado Santa Maria

Dança Portuguesa Majestade de Portugal - Rosário

Dança do Lelê - Rosário

Boi de São Miguel - Rosário

Quadrilha de Babaçu - Povoado Jussatuba

Boi de Salgado

Segunda-feira (27/06) - 20h30

Dança do Boiadeiro Revelação Country

Cia Ronny e Chagas (do Boi de Ribamar)

Dança Jovens Afro - Povoado Santa Maria

Dança Portuguesa Império de Guaxenduba - Povoado Santa Maria

Boi Mocidade Bacabeirense

Dança Mistura de Ritmos

Boi Brilho de São João de Cachoeira Grande

Terça-feira (28/06) - 20h30

Boi Mirim de Itatuaba

Boi do Una - Morros

Quadrilha Vem Que Tem - Humberto de Campos

Dança Portuguesa Encanto Juvenil de Portugal - Humberto de Campos

Dança Country Cowboys de Ouro - São Luís

Dança Portuguesa Acadêmicos de Morros

Boi União do Povo - Povoado Boa Vista dos Monroe

Show de Eugênia Miranda

Quarta-feira (29/06) - 20h30

Tambor de Crioula de Miranda do Rosário

Boi Brilho da Boa Hora - Presidente Juscelino

Dança Geração Country - Axixá

Quadrilha da PJ

Boi Encanto do Munim - Cachoeira Grande

Boi Meu Tamarineiro - São José de Ribamar

Boi de Jussatuba

#Administração 09/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS A campanha - JUNTOS SALVAMOS VIDAS

Estamos muito alegres. Depois de dois anos - 2020 e 2021 - em que as ações do Movimento Maio Amarelo tiveram que usar a internet, os aplicativos de mensagens instantâneas e as redes sociais para levar a mensagem de um comportamento seguro no trânsito, em 2022, voltaremos a nos "encontrar" verdadeiramente. A principal descoberta que a pandemia da Covid-19 nos trouxe sobre o Maio Amarelo é que ele é sim, um movimento de "encontros".

Nesse 2022, com a pandemia mais controlada, poderemos incentivar novamente os órgãos do SNT (Sistema Nacional de Trânsito), a iniciativa privada e a sociedade civil organizada a realizar o que tanto faz a diferença num trabalho de conscientização: os encontros! E esses encontros, se dão de diversas formas: palestras, reuniões, passeios, blitzen educativas, fóruns, workshops, seminários, e tantos outros modos de reunir pessoas para falar do que é considerada ainda pela OMS (Organização Mundial de Saúde), como uma epidemia: o elevado número de mortes por sinistros de trânsito.

Foram nesses dois anos de pandemia mundial, que entendemos quão importantes são os encontros para que a disseminação dos conceitos de segurança no trânsito possa definitivamente, se instalar na sociedade, de forma a virar hábito e não esforço. É fundamental "olhar no olho" do nosso interlocutor para convencê-lo que, o que ele faz hoje traz risco e pode ter consequências para o resto da vida. O Maio Amarelo volta para a rua em 2022.

Ainda não temos números oficiais e consolidados do total de mortes no trânsito em 2020, pelo Ministério da Saúde (DataSus). Mas, alguns órgãos locais, já divulgaram seus dados e, sabemos que a notícia não é das melhores. Nossas pequenas conquistas em reduzir ano após ano o total de vítimas fatais não continuou durante os anos da pandemia. Sim, tudo indica que teremos um leve aumento nesse número, infelizmente.

Por isso, dentro do trabalho capitaneado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária e que, novamente esse ano, tem o patrocínio da CNT Sest/Senat (Confederação Nacional do Transporte - Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) e o apoio institucional do Ministério da Infraestrutura, por intermédio da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) vamos levar a mensagem "Juntos Salvamos Vidas" para todos os lugares do Brasil.

A campanha - JUNTOS SALVAMOS VIDAS

Conforme já acontece há 9 anos, o OBSERVATÓRIO com o apoio dos parceiros CNT Sest/Senat e Senatran está disponibilizando o material da campanha "Juntos Salvamos Vidas" desse ano para toda sociedade de forma GRATUITA, para que quem quiser se engajar na causa, possa participar do Movimento, de forma a ter somente um só slogan, uma só mensagem.

#Administração 26/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Transparência

A Prefeitura Municipal com transparência nos seus atos e ações!

#Administração 15/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Alvará de funcionamento online

A Prefeitura Municipal de Icatu torna público que os usuário proprietários de estabelecimentos comerciais, prestadores de serviços já podem emitir, através do portal deste município, seu ALVARÁ DE FUNCIONAMENTO E LOCALIZAÇÃO.

Lembramos que para emissão, antes, deverá ser pago a DAM- Documento de Arrecadação Municipal.

Quaisquer esclarecimentos adicionais entrar em contato com a Raquel (chefe do setor de tributos) no telefone:

(98)98580-4359

#Administração 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS A Sala do Empreendedor

A sala do empreendedor é local planejado para facilitar os processos de abertura, alteração e baixa de empresas, suas regularizações com foco principal em Microempreendedores Individuais.

#Administração 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Quilombolas

Prefeitura Municipal deu inicio as atividades de qualificação dos 30 jovens pertencentes às comunidades quilombolas dos povoados Jacarei dos Pretos, Boqueirão, Boca da Mata, Mata, Fazenda, Santa Maria e Retiro, que fazem parde do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ).

O Programa ADRQ do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Estado dos Direitos Humanos, Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), através do apoio da Prefeitura Municipal de Icatu, tem como objetivo promover a qualificação de jovens com idades entre 18 e 25 anos residentes em comunidades quilombolas do Estado, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública e como foco territorial os municípios de maior densidade populacional quilombola rural das Rotas Quilombolas do Maranhão, dentre os quais está Icatu.

#Administração 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL cartão do servidor

A Prefeitura Municipal deu inicio as atividades de qualificação dos 30 jovens pertencentes às comunidades quilombolas dos povoados Jacarei dos Pretos, Boqueirão, Boca da Mata, Mata, Fazenda, Santa Maria e Retiro, que fazem parde do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola (ADRQ).

O Programa ADRQ do Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria Estado dos Direitos Humanos, Participação Popular (Sedihpop) e da Secretaria de Estado de Igualdade Racial (SEIR), através do apoio da Prefeitura Municipal de Icatu, tem como objetivo promover a qualificação de jovens com idades entre 18 e 25 anos residentes em comunidades quilombolas do Estado, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública e como foco territorial os municípios de maior densidade populacional quilombola rural das Rotas Quilombolas do Maranhão, dentre os quais está Icatu.

Os empresários têm a garantia de que vão receber o dinheiro das compras realizadas nos cartões, pois o desconto será na folha de pagamento e toda a parte burocrática será administrada pela Prefeitura junto com a empresa contratada, fazendo circular mais de R$ 02 milhões no comércio local.

"Nós já atendemos diversas prefeituras pelo país e, agora, a Prefeitura de Icatu é nossa cliente. É um grande benefício para a população, e a gente espera fazer um grande trabalho em Icatu", explica Agamenon Weba, diretor da Rom Card.

"É uma brilhante ideia, veio em boa hora. A ver que muitos estabelecimentos se instalaram na cidade, e isso é fruto da cidade que está crescendo, mas o pequeno comerciante precisava de um incentivo. Essa iniciativa eu quero parabenizar e tenho certeza que vai fomentar a economia da cidade. Com certeza, todo comerciante que ama a sua empresa tem que parabenizar por essa iniciativa", reforça Fábio Totó, empresário.

#Administração 13/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Conferência de Assistência Social

Neste ano em Icatu o tema central da IX Conferência Municipal é "A Assistência Social, direito do povo e dever do estado, com financiamento para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

As Conferências são instâncias deliberativas, com atribuição para avaliar as políticas de Assistência Social e definir as diretrizes do Sistema Único de Assistência Social - SUAS.

O prefeito Walace Azevedo ressaltou que os usuários são o início, meio e fim da política de assistência social. "Meu carinho especial aos usuários e usuárias da Assistência Social, que são o início, meio e fim da Política de Assistência Social. Meu compromisso maior é lutar todos os dias, doando o melhor de mim, para proporcionar uma vida melhor para todos e todas. O tema central desta conferência vem ao encontro do que vivenciamos atualmente e acredito que neste momento, o enfrentamento à pobreza e as desigualdades sociais aliados a superação desse vírus letal por meio da vacinação e das medidas de prevenção sejam o maior desafio desta gestão. Sei que não se faz política pública sem recursos financeiros e humanos, portanto, vamos trabalhar muito para viabilizar mais recursos financeiros e humanos para a Assistência Social de Icatu."

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Kacyara Baldez agradeceu a participação de todos e todas na realização da Conferência. "É uma grande responsabilidade e uma honra estar representando a sociedade civil, mais especificamente as trabalhadoras e trabalhadores do SUAS de Icatu. Especialmente nesse contexto de pandemia".

Estiveram presentes também a primeira-dama do Município e Secretária da Mulher, Natália Azevedo, vereadores, além de outros representantes como Usuários, aposentados, Conselheiros Tutelares, Convidados, Entidades, Entidades de Controle Social, Entidade Governamental, Observador (estudantes, pesquisadores, outros), Serviços Gerais e Trabalhadores e Trabalhadoras do SUAS, além de representantes de outras Políticas Públicas e Voluntários de Icatu.

Deixe um comentário

#Administração 10/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Nova Lei de Licitações Lei 14.133/2021

Clique no link abaixo pra vê as novas mudanças introduzidas.

#Administração 13/01/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Nível do rio

A Prefeitura Municipal de Icatu, através da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Icatu, informa que o nível de água do Rio Munim está crescente. Pedimos a todos que redobrem os cuidados, principalmente, aqueles que moram em áreas de risco e alagadiças

Link Download Boletim: https://we.tl/t-4miP9qvDgN Atenciosamente.

www.icatu.ma.gov.br
Emitido dia 19/04/2024 às 18:54:43